top of page

Equipe

marije_edited_edited_edited_edited_edite
gaby.jpg
Rebecca.jpg
stefanie.jpg
augusto.jpg
leonardo_edited.jpg
foto wellington pb.jpg
diane.jpg
ana carolina.jpg
Mayda.jpg
marije_edited_edited_edited_edited_edite

Marije Soto é a coordenadora do laboratório. Com interesse de pesquisa bastante amplo, contanto que envolva neurociência cognitiva e linguagem, um tema constante na sua pesquisa tem sido o processamento lexical, envolvendo interfaces sintaxe-semântica e morfossintaxe, inclusive em bilíngues. Trabalha com EEG, no laboratório ACESIN (UFRJ) e, no doutorado, com fMRI (em colaboração com IDOR), utilizando paradigmas experimentais da psicolinguística e da neurociência cognitiva. Ainda seus estudos abordam a integração do processamento linguístico com outras funções cognitivas, como funções executivas, processamento visual, cognição social e emocional.

leonardo_edited.jpg

Durante seu mestrado, Leonardo Cabral pesquisou processamento morfológico com um estudo psicolinguístico, investigando possíveis reflexos de derivação e flexão em particípios do Português Brasileiro. Atualmente, está desenvolvendo seu projeto de doutorado em que examina mecanismos de processamento morfossintático em L2 com metodologia ERP.

Bolsista CAPES - doutorando - leonardocabral@letras.ufrj.br  -  cv lattes - dissertação de mestrado - publicações 

foto wellington pb.jpg

Wellington Almeida desenvolve pesquisa na interface neurociência da linguagem,  psicolinguística e sociolinguística. Especificamente, investiga custos de processamento associados à variação linguística e a construções agramaticais. Atualmente, trabalha como professor substituto do departamento LING na UERJ. No mestrado, dedicou-se, dentro desse escopo, ao estudo da concordância verbal variável no português falado na cidade do Rio de Janeiro. Aplicou um teste de leitura automonitorada, que pode ser acessado neste link: https://farm.pcibex.net/p/gvKPpA/. No doutorado, pretende expandir a investigação com metodologia ERP, incluindo modalidade auditiva e  e comparando níveis de escolaridade e comunidades de fala. 

bolsista CAPES - doutorando - well.c.almeida@gmail.com -  cv lattes - dissertação de mestrado - publicações

diane.jpg

Diane Gusmão Azevedo da Silva é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na linha de pesquisa Linguagem, Mente e Cérebro, com bolsa da CAPES. Pesquisa interface entre linguagem e emoção e o acesso lexical de palavras tabu. No seu mestrado, fez o mapeamento de características psicossociais de palavras tabu, e realizou um estudo neurofisiológico sobre o processamento de palavras tabu. Tem experiência com ensino de Língua Inglesa (Cultura Inglesa, AIESEC Tunisia) e de Português como Língua de Acolhimento (PARES-Caritas).

bolsista CAPES - doutoranda - dianegusmao@letras.ufrj.br -  cv lattes - dissertação de mestrado - publicações

ana carolina.jpg

Ana Carolina Otero investigou, no seu mestrado, efeitos de proficiência de L2 (inglês) sobre as funções executivas em aprendizes tardios adultos. Além de mestrado, possui especialização em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem (UFRJ-2020). É professora de língua inglesa da Escola Parque/RJ desde 2017.

Mestre - carolina_ufrj2009@hotmail.com -  cv lattes - dissertação de mestrado - publicações

Rebecca.jpg

No seu mestrado, Rebecca Reina investigou o desempenho de leitura de crianças portadoras de dislexia aprendizes de inglês em uma escola bilingue imersiva, advogando para um efeito benéfico de aprendizagem de L2 sobre processos de leitura em disléxicos. Atua como professora de inglês numa escola com programa bilingue.

Mestre - rebeccareina@letras.ufrj.br -  cv lattes - publicações - Master's Dissertation

stefanie.jpg

No seu doutorado, Stefanie Martin está investigando a aprendizagem de línguas possíveis e impossíveis de acordo sobre as previsões da GU, sob orientação das profas. Aniela Improta França e Marije Soto. Ela é Mestre em Letras pela linha de Linguagem e Cognição, com foco em aquisição de segunda língua pela Universidade Federal de São Paulo (2018).  Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais/ Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutoranda - stefaniemartin@letras.ufrj.br -  cv lattes - publicações

gaby.jpg

Gabriela Samy Düngs é  fonoaudióloga (CRFa1 - Nº 14850), professora de canto e musicalização e regente de corais. Possui graduação em Licenciatura em Ed. Artística/Habilitação: Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (RJ, 2015).  Em sua atuação profissional como fonoaudióloga, utiliza frequentemente elementos musicais como ferramentas para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e cognitivas. No seu mestrado, investiga relações entre habilidade de percepção rítmica e melódica e a consciência fonológica em crianças com dificuldades na alfabetização.

Mestranda - gabrielasamy@gmail.com -  cv lattes - publicações

augusto.jpg

No seu doutorado, Augusto Azerêdo pesquisa estruturas sintáticas em Libras. Ele é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Roraima, no Curso de Bacharelado em Letras Libras. Vice-coordenador do Programa de Extensão MiSordo - Programa Interinstitucional de apoio a migrantes e refugiados surdos no Brasil. É pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Línguas Orais e de Sinais - LaPLOS da UFRR. Tem experiência na área de Estudos Linguísticos, Políticas Linguísticas e Sociolinguística Variacionista.

Doutorando - augusto.cdea@gmail.com -  cv lattes - dissertação de mestrado - publicações

Mayda.jpg

No seu mestrado, Mayda Peres está estudando reflexos neurofisiológicos de processos combinatórios semântico-sintáticos em sintagmas nominais e preposicionais com metodologia ERP. 

Bolsista Capes - mestranda - peres.mayda@gmail.com -  cv lattes -  publicações

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Anchor 4
Anchor 5
Anchor 6
Anchor 7
Anchor 8
Anchor 9
Anchor 10
bottom of page